A pergunta quais estados tem prova oral para cargo de delegado é uma constante entre os concurseiros que almejam a carreira de delegado.
Afinal, a realização de concursos públicos para a carreira de Delegado de Polícia desperta interesse significativo entre os concurseiros em todo o país. Uma das principais inquietações desses candidatos diz respeito às etapas avaliativas de cada certame. Em particular, a preocupação recai sobre a existência da prova oral, um dos estágios decisivos e, por vezes, determinantes no processo seletivo.
A avaliação oral é reconhecida por exigir habilidades discursivas e argumentativas dos candidatos. Em alguns estados, a realização dessa etapa tem sido uma prática constante em concursos para Delegado de Polícia. Por outro lado, há localidades em que essa fase não é parte integrante do certame.
Table of Contents
ToggleEntão, quais estados tem prova oral para cargo de delegado?
Para responder a pergunta quais estados tem prova oral para cargo de delegado, vamos conhecer quais unidades da federação tiveram essa etapa em seus últimos certames. Confira:
- Mato Grosso do Sul, 2017;
- Minas Gerais, 2018;
- Espírito Santo, 2019;
- Roraima, 2018;
- Amapá, 2017;
- Rondônia, 2014;
- Sergipe, 2018;
- Mato Grosso, 2017;
- Distrito Federal, 2014;
- Rio Grande do Sul, 2018;
- Mato Grosso do Sul, 2017;
- Rio de Janeiro, 2012;
- São Paulo, 2017;
- Santa Catarina, 2014.
Os demais estados não exigiram a prova oral nos seus últimos concursos de delegado.
Aproveite para descobrir também quais estados exigem prática jurídica para cargo de delegado.
As provas orais tem regras específicas quando são realizadas
Quais estados tem prova oral para cargo de delegado e como funciona isso nos concursos? A variação na aplicação da prova oral em diferentes estados gera expectativas e incertezas entre os candidatos. Portanto, é necessário ler o edital e se preparar para o concurso em conformidade com os requisitos de cada processo seletivo.
Além disso, saiba que certas diretrizes são aplicadas durante todas as provas orais nos concursos para Delegado de Polícia:
- As provas orais são realizadas publicamente e registradas por meio de áudio, vídeo ou outro método que permita a reprodução posterior.
- Candidatos não têm permissão para fazer anotações ou gravações durante suas apresentações ou as dos outros concorrentes.
- É necessário que todos os candidatos estejam devidamente vestidos, com trajes apropriados, como terno e gravata para homens e vestuário social para mulheres, conforme as exigências de alguns estados.
- Durante o processo, os candidatos devem permanecer em salas de espera isoladas entre si, com a regra de não assistir à prova de outros participantes.
- É vetado o uso de calculadoras, livros, anotações, impressos ou qualquer material de referência, tanto na sala de espera quanto durante a execução da prova.
- A sequência de arguição dos candidatos, determinada alfabeticamente, é estabelecida por sorteio em cada turno do exame oral.
Essas regras regulam a conduta durante a realização das provas orais nos concursos para Delegado de Polícia em diferentes estados, mantendo um padrão para todos os candidatos participantes.
Leia também: quais as 5 matérias mais importantes em concurso de delegado.
Então, como saber se vai ter prova oral no concurso delegado?
Você já sabe quais estados tem prova oral para cargo de delegado, com base nos que exigiram essa etapa nos últimos editais. No entanto, não há como saber se um concurso delegado terá essa etapa no certame, antes da publicação oficial do edital.
É claro, ao conhecer qual será a banca organizadora do concurso, você já pode pesquisar e ver se ela cobrou essa etapa nos outros certames que realizou para delegado. O que vai ajudá-lo a tomar uma decisão mais assertiva sobre como se preparar para concurso de delegado.
Se você tem o sonho de ser delegado de polícia um dia, conheça o Treinamento 12 de Repetição!