Procurando por notícias do concurso delegado Rio Grande do Sul 2022? Foram recentemente publicados os resultados da sindicância de vida pregressa, juntamente com a homologação da classificação final, revelando a lista de candidatos aprovados na 49ª e 50ª turmas do curso de formação profissional do concurso para o cargo de Delegado no Rio Grande do Sul.
Se você participou desse certame, ou tem interesse em saber como foi o concurso delegado Rio Grande do Sul para começar a estudar para delegado em concursos futuros, continue lendo!
Table of Contents
ToggleConcurso delegado Rio Grande do Sul 2022 – critérios para se qualificar
Para se qualificar ao cargo de Delegado na Polícia Civil, os candidatos do último concurso delegado Rio Grande do Sul tiveram que atender a diversos requisitos. Um deles era ter concluído o bacharelado em Direito em uma instituição reconhecida pelo Ministério da Educação até a data de inscrição para o Curso de Formação Profissional.
Além disso, foi essencial comprovar pelo menos 3 anos de experiência em atividades jurídicas ou policiais, com a comprovação a ser apresentada durante o período de inscrição para o Curso de Formação.
Adicionalmente, os candidatos deveriam ainda possuir uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria “B” antes da matrícula no Curso de Formação. Afinal, o atendimento a esses requisitos é fundamental para ingressar na carreira de Delegado no Estado do Rio Grande do Sul.
Remuneração e atribuições da função
O cargo de Delegado de Polícia do RS é acompanhado de uma remuneração de R$ 20.353,06. O Delegado desempenha diversas atribuições, conforme o último concurso delegado Rio Grande Sul, incluindo:
- Presidir inquéritos policiais, termos circunstanciados e autos de prisão em flagrante.
- Realizar apreensões de objetos relacionados a delitos e solicitar perícias para consolidar as provas criminais.
- Executar e garantir o cumprimento de mandados de prisão.
- Supervisionar e orientar as investigações criminais e todos os procedimentos de polícia judiciária em uma Delegacia de Polícia ou outro órgão policial.
- Realizar a análise e avaliação de atividades criminosas que chegam ao seu conhecimento, adotando as medidas legais apropriadas.
- Elaborar relatórios e apresentar pedidos judiciais de prisões preventivas, quando necessário.
- Conduzir sindicâncias administrativas e processos administrativos disciplinares.
- Emitir e controlar a emissão de documentos públicos pertinentes à sua competência.
- Gerenciar o órgão policial ao qual está designado, em estrita conformidade com as normas e princípios que regem a Administração Pública.
Essas são as responsabilidades centrais de um Delegado de Polícia, e sua remuneração reflete a complexidade e importância dessas tarefas.
Situação atual do concurso delegado Rio Grande do Sul 2022
O edital mais recente para o concurso de Delegado no Rio Grande do Sul foi divulgado em 22 de fevereiro de 2022, por meio do Diário Oficial do Estado. Este edital ofereceu um total de 100 vagas, com uma remuneração inicial de R$ 20.353,06. Vale ressaltar que o cargo de Delegado da Polícia Civil requer dedicação exclusiva e envolve uma jornada de trabalho de 40 horas semanais.
Em 29 de junho de 2022, os candidatos receberam convocações para participar das etapas de exames médicos e periciais. A classificação final do concurso mais recente foi atualizada no final de maio.
Confira a classificação final do concurso aqui.
Se você tem o sonho de se tornar delegado de polícia um dia, conheça o Treinamento 12 de repetição!