Um possível novo edital para concurso delegado Minas Gerais em 2023 pode ser mais uma oportunidade para os concurseiros interessados em ser delegado. O Diretor-Geral da Polícia Civil de Minas Gerais, o Delegado Joaquim Francisco Neto e Silva, confirmou a programação de um novo edital para a carga de Delegado a ser realizada em 2023.
Além disso, o Chefe da Polícia Civil de Minas Gerais ratificou as convocações dos candidatos aprovados no edital de 2021. Para informações mais abrangentes sobre o último edital, você pode consultar o restante deste artigo.
Para se qualificar como candidato ao cargo de Delegado, é necessário atender aos seguintes requisitos: ter pelo menos 18 anos completos na data da posse, possuir cidadania brasileira por nascimento ou naturalização, estar regular com as obrigações eleitorais e, no caso de candidatos do sexo masculino, também com as obrigações militares, gozar dos plenos direitos civis e políticos, e ser titular de um diploma de bacharel em Direito.
Table of Contents
ToggleSituação atual do último concurso delegado Minas Gerais 2021
Os resultados da etapa de avaliação de títulos do concurso para a carga de Delegado em Minas Gerais foram divulgados. Você pode conferi-los aqui!
Além disso, foi divulgada a lista preliminar dos candidatos que passaram na Prova Oral do Concurso Delegado MG, realizada entre 28 e 31 de março de 2022.
Você também pode conferir o resultado das provas dissertativas do concurso delegado Minas Gerais. Além disso, foi divulgado o resultado final da prova objetiva, que ocorreu em 19/12/2021.
O edital deste concurso oferece um total de 62 vagas, e a remuneração inicial, conforme informado pelo órgão responsável, é de R$ 12.967,43.
Fases de avaliação do último concurso delegado Minas Gerais
1) Avaliação de Conhecimentos:
- Prova Objetiva (eliminatória e classificatória) – FUMARC
- Prova Dissertativa (eliminatória e classificatória) – FUMARC
- Prova Oral (eliminatória e classificatória) – FUMARC
2) Avaliações Psicológica (caráter eliminatório) – FUMARC
3) Exames Biomédicos e Biofísicos (caráter eliminatório) – FUMARC
4) Avaliação de Títulos (caráter classificatório) – ACADEPOL
5) Investigação Social (caráter eliminatório) – ACADEPOL
Detalhes sobre a Prova Objetiva
A Prova Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório do concurso delegado Minas Gerais, foi realizada em Belo Horizonte, com duração mínima de 2 horas e máxima de 4 horas e 30 minutos, no turno da manhã.
Composta por 70 questões de múltipla escolha, abordou diversas disciplinas, distribuídas da seguinte forma:
- 10 questões de Direito Administrativo.
- 10 questões de Direito Civil.
- 10 questões de Direito Constitucional.
- 10 questões de Direito Penal.
- 10 questões de Direito Processual Penal.
- 05 questões de Direitos Humanos.
- 10 questões de Medicina Legal.
- 05 questões de Noções de Criminologia.
Cada questão da Prova Objetiva teve peso de 1 ponto, sendo aprovado o candidato que obteve no mínimo 60% de respostas corretas.
Informações sobre a Prova Dissertativa
A Prova Dissertativa, de caráter eliminatório e classificatório do concurso delegado Minas Gerais, foi realizada em Belo Horizonte, MG.
Foram convocados para a Prova Dissertativa os 620 candidatos com as pontuações mais altas, incluindo os 62 candidatos com deficiência. Todos os candidatos com pontuação igual à posição 558ª para a ampla concorrência e à posição 62ª para candidatos com deficiência foram chamados para essa fase.
A prova dissertativa terá duração máxima de 4 horas, com permanência mínima de 2 horas, abordando os seguintes conteúdos:
- Direito Administrativo.
- Direito Constitucional.
- Direito Penal.
- Direito Processual Penal.
Essa avaliação valia 40 pontos, compreendendo duas questões dissertativas por disciplina, cada uma valendo 5 pontos. O objetivo é avaliar o conhecimento do candidato sobre o tema e sua capacidade de expressão escrita. Cada questão devia ser respondida em até 20 linhas.
Se você tem o sonho de se tornar delegado de polícia um dia, conheça o Treinamento 12 de Repetição!